Câmara aprova projetos de Genival Alves que criam Fundos de Incentivo ao Esporte e Escolas Comunitárias de São Luís

O Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta terça-feira (28), durante sessão extraordinária híbrida, projetos de lei, de autoria do vereador Genival Alves (Republicanos), que beneficiam diretamente as escolas comunitárias da capital e o esporte amador.

O primeiro projeto, que seguiu para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), institui o Conselho Municipal das Escolas Comunitárias da capital maranhense, assim como o Fundo Municipal em Defesa e Manutenção destas instituições de ensino.

A proposta pioneira visa adequar à Legislação da cidade, beneficiando diretamente milhares de crianças e jovens que estudam neste tipo de escola, que presta relevantes serviços à sociedade, principalmente em regiões, cujos moradores, possuem poder aquisitivo baixo.

Segundo o projeto, o Fundo será mantido pelo Município, que deverá ter a devida dotação em seu orçamento anual. Prevê também que a Prefeitura direcione até 5% do valores arrecadados com os royalties da exploração nacional de petróleo, gás natural e recursos hídricos para manutenção das unidades de ensino.

Já o Conselho deverá ser composto por até dez membros titulares – e seus respectivos suplentes – que serão oriundos do Poder Público e da sociedade civil organizada.

O Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte Amador também prevê o direcionando, por parte da Prefeitura, de recursos arrecadados para manutenção de diversas modalidades esportivas em São Luís.
O projeto também seguiu para sanção do Executivo.

Comentários