Ferrenho defensor de uma saúde pública de qualidade, o vereador Genival Alves (PRTB) representou, este mês, a Câmara Municipal de São Luís no “WORLD TOILET SUMMIT” (WTS), maior evento de saneamento da América Latina e que aconteceu na cidade de São Paulo.

O parlamentar interagiu com gestores públicos e representantes de entidades de vários países que, há anos, discutem a problemática da falta de saneamento básico.

Além de palestras, Genival participou de debates importantes sobre o papel da cooperação internacional nos desafios da água e esgotos; consequências da falta de saneamento e banheiros públicos; criação de mecanismos de financiamento para água e esgotamento sanitário; instalação de banheiros em comunidades pobres; dentre outros.

“Foram momentos de muito aprendizado e troca de experiências. Falta de saneamento básico é um problema que, infelizmente, ainda prejudica dezenas de países, em especial os mais pobres. As informações colhidas servirão para que, na condição de representante do povo de São Luís, eu possa aprofundar o debate e continuar cobrando do Poder Público investimentos e melhorias neste setor”, avaliou o vereador.

Genival Alves, no mês de setembro, realizou no MultiCenter Sebrae uma audiência pública inédita que tratou sobre o tema e reuniu a população e representantes do poder público.

Levantamento elaborado pela assessoria técnica do parlamentar revela que em São Luís, atualmente, 80% dos bairros não dispõe de rede de esgotamento sanitário, o que contribui, sobremaneira, para proliferação de doenças e piora considerável dos índices da saúde.

Idealizador do projeto Saúde na Comunidade, que leva para os bairros da capital e até outros municípios serviços gratuitos no setor da saúde preventiva, Genival também é autor de proposições pleiteando a implantação de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários (ETES) nas regiões da Vila Luizão/Divinéia, Itaqui-Bacanga e Cidade Olímpica.

Comentários