Com milhares de atendimentos, Saúde na Comunidade se estabelece como projeto referência em São Luís e no Maranhão

Criado, em 2017, pelo vereador Genival Alves (PRTB), o projeto Saúde na Comunidade se estabeleceu em São Luís e no Maranhão como uma das principais iniciativas promovedoras do bem-estar do cidadão através do oferecimento de serviços gratuitos no setor da saúde básica preventiva.
As atividades tiveram início tão logo Genival assumiu o mandato na Câmara Municipal.

Em um primeiro momento, o oferecimento dos serviços variados – consultas médicas; aplicação de flúor; vacinação; preventivos; testes médicos rápidos; aferição de pressão arterial; oficinas pedagógicas e recreativas; oficinas de beleza; dentre outros – foram feitos nas escolas da rede municipal de ensino e instituições.

O trabalho ganhou maior amplitude a partir de 2018, quando o parlamentar implementou a Carreta da Saúde, veículo climatizado, adaptado e que foi adquirido por ele próprio.

A Carreta possui consultório médico, consultório odontológico, farmácia básica, sala de aplicação de flúor; além de dispor de elevador para facilitar o acesso daquelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Saúde na Comunidade já percorreu mais de 30 localidades de São Luís, tendo realizado cerca de 25 mil atendimentos.

“Essa iniciativa é muito boa porque aproxima os serviços de saúde dos moradores, das famílias mais carentes. Gostei muito”, disse a estudante Isabela Silva, moradora do Coquilho, na zona rural da capital.

“É uma iniciativa maravilhosa do vereador. Esse projeto traz para dentro dos bairros os serviços de saúde básica. Parabenizo, de coração, o Genival”, afirmou a dona de casa Maria Raimunda Sousa, que reside na Isabel/Cafeteira.

Interestadual – O projeto concebido por Genival Alves ganhou tanta notoriedade que, em 2019, acabou rompendo fronteiras.

O vereador, a pedido de moradores e lideranças políticas e comunitárias, desenvolveu etapas do Saúde na Comunidade nas cidades de Humberto de Campos, São José de Ribamar, Cajari e São João Batista, por exemplo.

“Sou de origem muito humilde, trabalhei muito para chegar aonde estou. Quando me elegi, já tinha feito uma promessa a mim mesmo: que desenvolveria um projeto que levaria para os mais necessitados saúde preventiva de qualidade. Executamos o Saúde na Comunidade com o coração, com amor. Nada é mais gratificante do que receber um abraço e manifestações de carinho do povo”, comentou Genival.

Comentários